quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Oi Lindas.

Em primeiro lugar queria agradecer todas as vossas palavras
fiquei muito emocionada com o vosso apoio, podem crer que cada
palavrinha significa muito para mim. E que todos os dias quando chego a casa, a
primeira coisa que faço é ler os comentários!!

Tenho uma grande
novidade, a nossa querida e talentosa Leka está a fazer um template para mim,
estou ansiosa de o ver...por isso já sabem esperem novidades!!!

Há uns
tempos eu perguntei- vos qual o alimento mais perigoso para a nossa reeducação
alimentar, e já tenho um vencedor:
O chocolate
Photobucket - Video and Image Hosting

Por isso mesmo resolvi deixar aqui um artigo que explica algumas coisas:

O chocolate para além de conter calorias, contêm tambem alguns minerais como ferro, potássio, cobre, manganês e magnésio. Em situações de deficiência de magnésio, muito comum no período pré-mestrual, há um aumento do desejo de comer chocolate.
Algumas pessoas consomem o chocolate pelo seu efeito estimulante, e isso pode ser explicado pela presença de substâncias chamadas de metilxantinas, como a teobromina e a cafeína. A cafeína também é encontrada no café, mas no chocolate o teor de teobromina é maior do que de cafeína. Outras substâncias também encontradas no chocolate exercem efeitos no cérebro, aumentando a sensação de prazer, euforia e excitação, como as aminas biogênicas e as anandaminas.
A melhora do humor provocada pelo chocolate está relacionada com a presença de nutrientes como o magnésio, triptofano, um aminoácido, e carboidratos, que favorecem a síntese de serotonina, um neurotransmissor que exerce efeitos no sistema nervoso. A baixa dos neurotransmissores, como da serotonina e da dopamina, está relacionada com alterações de humor e pela compulsão pelos doces. Mulheres com TPM geralmente apresentam baixos níveis de serotonina.
Por ser um alimento altamente saboroso, o consumo do chocolate favorece a liberação de peptídios opióides, como das endorfinas e encefalinas, também relacionadas com a sensação de prazer.Nos chocolates foram encontradas substâncias chamadas de flavonóides, compostos polifenólicos encontrados nos vegetais e que são considerados antioxidantes mais potentes do que os carotenóides (presentes nos vegetais e frutas alaranjados como cenoura, mamão, etc.), vitamina C e E. Com propriedades antioxidantes, agem como cardioprotetores, diminuindo o risco de doenças cadiovasculares e a oxidação do LDL-colesterol, que é o colesterol ruim, e quando oxidado leva a formação das placas de ateroma nos vasos sanguíneos (aterosclerose). Essas substâncias também diminuem a formação de trombos e o risco de câncer.O chocolate amargo pode ser considerado com maiores propriedades, quando comparado com o chocolate ao leite. Ele contém mais cacau e menos açúcar e leite , consequentemente melhor composição, principalmente de gorduras, conforme falamos anteriormente, e maior quantidade e qualidade dos compostos polifenólicos.Aos amantes dos chocolates, damos um dica......Ele apresenta vários benefícios como discutido, entretanto não podemos esquecer do seu alto valor calórico. Por isso, caso você não possa ou não queira ganhar peso não abuse !!! O consumo de 20 até 50 gramas ao dia, no máximo, é considerado suficiente para garantirmos as propriedades do chocolate sem com isso "amargarmos" um excesso calórico. Lembre-se, cada 50 gramas de chocolate contém em média 250 calorias. Além disso, o açúcar branco, principalmente quando consumido em excesso, é prejudicial para saúde.Outra dica é comer o chocolate bem devagar, para saborear mais e satisfazer seu desejo. Quando comemos rápido demais não sentimos o real sabor do alimento e com isso ficamos com vontade de comer mais!!!O cacau tem sua origem envolta por mitologia e lendas. As sementes do cacaueiro surgiram na região dos astecas e aí foi frutificado, dando origem à arvore. Inicialmente foi cultivado pelos sacerdotes, pela sua ligação com a religiosidade. Com a polpa produziam uma bebida amarga (ainda não usavam açúcar) que era oferecida em ocasiões especiais e era tomada em taças de ouro, sendo chamado de cacahuatl.Segundo a história, a primeiro europeu a descobrir as favas de café foi Cristóvão Colombo, em 1502. Quando conquistou o México, em 1519, o espanhol Hermán Cortés escreveu a Carlos V, contando do hábito de tomar uma bebida escura e amarga, que demonstrava riqueza Esse entusiasmo de Cortés não comoveu logo os europeus, e quando introduzidas na corte espanhola, as favas de cacau geraram muitas controvérsias. Enquanto alguns a chamavam de "bebida do amor" ou "elixir da felicidade", outros a consideravam como "bebida do diabo", vinda de regiões infernais. Somente após o século XVIII começou sua popularização na Europa. No casamento de Luis XIII da França com Ana da Áustria, os monges espanhoís ofereceram chocolates de presente aos noivos, fato que foi importante para a difusão do chocolate na Europa. No início, o chocolate era consumido como os astecas consumiam, secando as favas, triturando e depois amassando. Depois descobriram que o mel e as especiarias combinavam com o cacau, aumentando sua aceitação. Em 1778, foi o marco da industrialização, quando o francês Doret desenvolveu máquinas para moer, misturar e aglomerar a massa do cacau. Em 1819, foi construída a primeira fábrica de chocolate na Suíça, em Vevey, por François Louis Cailler. Em 1876 foi fabricada a primeira barra de chocolate na fábrica de Daniel Peter, e em 1895 ele associou o leite a pasta de cacau e açúcar, obtendo um sabor muito especial, difundindo mais o uso do chocolate.Composição e propriedadesO chocolate, como todos sabem, é um alimento altamente calórico, em 100g do chocolate ao leite e do meio amargo encontramos aproximadamente 500 calorias. Por isso é considerado como uma "fonte de energia", sendo que praticamente a metade das calorias são provenientes de carboidratos (açúcares) e a outra metade de gorduras. A gordura é proveniente da manteiga de cacau que é um dos ingredientes do chocolate. Nessa gordura encontramos os ácidos graxos saturados, que geralmente são os pricipais responsáveis pelo aumento do colesterol na sangue. Estudos recentes evidenciaram que 34% da gordura da manteiga de cacau é composta por um ácido, o ác. graxo esteárico, que apesar de saturado, parece não aumentar o colesterol, como no caso da manteiga comum. O que não podemos esquecer é que alguns chocolates são acrescidos de leite integral que também contém gorduras que podem favorecer o aumento do colesterol. Por isso, o chocolate que contém menos leite é o amargo, e nesse caso seria o mais indicado para que o colesterol não aumente.

Por: Nuno Mendes

Por isso meninas a solução é fácil, se vós apetecer comer chocolate, comam mas nunca em exagero. Um bocadinho de chocolate não faz mal a ninguem até melhora o nosso humor mas não se esqueçam que não precisam de comer toda a tablete ou toda a caixa de bombons, 1 ou 2 é suficiente.
Eu sei que fica complicado mas nós chegamos lá, porque o principal principio da RA é o equilibrio.

Boa semana
Beijinhos

18 comentários:

Anónimo disse...

Oi beta! É o inimigo número um mas é o alimento que eu mais adoro...dura esta vida..Beijos

Mari disse...

Olá, chocolate é uma tentação, ainda bem q. ñ sou chocolatra. Mas q. é bom é... Uma boa semana, beijos

Anónimo disse...

Ai Beta,
Agora vc pegou no meu ponto fraco, o chocolate realmente me dá umas rasteiras, nada q me derrube, mas, simplesmente amo.
Como +- umas 2x na semana, 1 de 25g.
Lógico que não me faz mau, mas, não posso tê-lo em casa, se não corro perigo. hahahahahahaha
Fique com Deus.
Bjos.

Anónimo disse...

oi lindona...como vai a tua dieta?bjao

Geisa Cristina disse...

Falou tudo Beta!
O principal da RA é o equilíbrio... ultimamente tenho vivido na corda bamba, tal qual uma equilibrista...
Bjos!!

Anónimo disse...

Beta querida, que bom que nao sou chegada ao chocolate, apesar que na pascoa, como um galak, é unico que me chama o apetite, mas vício, ao menos este nao tenho,bjinhos linda, otima noite.

Tina Emagrecendo disse...

BAH, Q BELEZA DE REPORTAGEM, BETA, AMEI!
BJINHU.

Aninha disse...

ola!! Tens toda a razão no teu post, ainda à pouco tempo esclareci no meu blog a minha complicada relação com o chocolate... Parece que é mesmo o mal de muitas de nós! ****

Anónimo disse...

OLA , ANTES DE MAIS GOSTARIA DE TE DAR OS PARABENS , PELA TUA FORÇA DE VONTADE .
É REALMENTE PRECISO MUITA FORÇA PARA PERDER ASSIM TANTO PESO COMO JA PERDESTE E AINDA CONTINUAS A PERDER .
QUEM ME DERA SER COMO TU .....MAS....

FICA BEM ... E FORÇA CONTINUA .

PATRICIA.
(Patricia.pimenta1@hotmail.com)

Anónimo disse...

Oie maiga... ai chocolate eh tudo de bom... mas com equilibrio como tu falou... um bjão amiga...

Anónimo disse...

Ai meu deus!!!não fala em chocolate que eu nem durmo, eita bichinho bom...bj

turbolenta disse...

O problema é que atrás de um quadradinho ....
já outro vem a caminho!!

E o mal é começar.

boas dietas

Anónimo disse...

Oie!!!!
Interessante a mateira sobre o chocolate!!!
E pensar que a pascoa esta chegando!!!
Ai meu Deus!!!

Bjinhos

Anónimo disse...

olá vim conheçer seu cantinho, se desejar mais uma amiga light nessa caminhada estou aqui. estou te linkando ok?:

Unknown disse...

Isso é k é força de vontade! Acho muito bem! Desde que tenhas sempre em conta a tua saúde e o teu bem-estar, e parece-me que tens! Chocolate é o meu pecado mortal! AMO!!! O meu blog é:
http://finitudevseterno.blogspot.com
Muitos beijos e tudo de bom!

Pri disse...

Não abro mão do chocolate 2 a 3 x por semana, um bombom!!! Pouco não engorda e me deixa nas nuvens!!!

Bjos, Pri

Anónimo disse...

BOM DIA!Amiga querida olha
Eu talvez não tenha muitos amigos.
Mas os que eu tenho são os melhores que alguém poderia ter.
Além disso tenho sorte, porque os amigos que tenho têm muitos amigos e os dividem comigo.
Prezo muito minhas amizades e reservo sempre um canto no meu peito para elas.
E não adiantam as despedidas. De um amigo ninguém se livra fácil.
TE GOSTO DE MONTÃO VIU!!!!bom final de semana
UM BEIJO..DE SUA AMIGA DO CORAÇÃO
Silvinh@

Gio disse...

Logo tinha que ser o meu pior vicio em termos de alimentação.... este já é o novo template não é? Está muito bonito....